Os destinos supremos do homem

25/09/2026

A solução para a crise familiar não está em adaptar a lei de Deus às fraquezas humanas 

De 7 a 14 de outubro, acontecerá no Vaticano o anunciado encontro entre o papa Leão, os chefes das igrejas católicas orientais sui iuris e os presidentes das conferências episcopais. O encontro «nasceu a fim de proceder, num clima de escuta recíproca, a um discernimento sinodal sobre os passos a serem dados para anunciar o Evangelho às famílias de hoje, à luz da Amoris Laetitia e levando em conta o que está sendo feito nas Igrejas locais».

Por Roberto de Mattei (Adelante La Fe) 

Tendo em vista a preparação da assembleia, no dia 6 de julho, a Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos e o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida publicaram a Roteiro temático que tem sido enviado às igrejas de todos os países. Na seção 4, intitulada Nas dificuldades da vida: acompanhar e apoiar. Caminhar com famílias em situações complexas, o argumento central do capítulo 8 da exortação pós-sinodal é retomado com as seguintes palavras Amoris laetitia: «Que medidas foram tomadas para apoiar aqueles que vivem em situações de fragilidade ou dificuldade? Quais resistências têm surgido؟? Como construir comunidades cristãs nas quais aqueles que viveram a experiência do sofrimento, do abandono, da separação e do divórcio possam realmente sentir-se ouvidos, participar e co-responsáveis? Que experiências concretas já mostram o rosto de uma Igreja cada vez mais capaz de proximidade, discernimento, acompanhamento e apreciação, ajudando pessoas e famílias a reconquistarem a confiança, a se reconhecerem como parte da comunidade e a experimentarem a misericórdia de Deus?»

Segundo a exortação Amoris Laetitia a partir do dia 19 de março de 2016, para amenizar o sofrimento daqueles que vivem a experiência de um casamento fracassado, a Igreja deve assumir um compromisso no plano pastoral, mostrando-se como uma casa acolhedora e misericordiosa. Ora, até que ponto essa recepção pode ser estendida؟? Os sacramentos podem ser administrados àqueles que vivem em situação estável e objetiva de pecado grave, como o dos divorciados que se casaram novamente, sem contrariar a lei natural e divina?

Amoris Laetitia Ele dá a impressão de responder afirmativamente a esta questão quando afirma no n.o 301: «Já não é possível dizer que todos aqueles que se encontram em alguma situação dita «irregular» vivem numa situação de pecado mortal, privados da graça santificadora». E acrescenta em 305: «Por causa de fatores condicionantes ou atenuantes, é possível que, em meio a uma situação objetiva de pecado –que não é subjetivamente culpado ou que não é totalmente culpado–, se possa viver na graça de Deus, se possa amar e se possa também crescer na vida de graça e caridade, recebendo ajuda da Igreja».

É verdade que a teologia moral católica sempre distinguiu entre a gravidade objetiva de um ato e a plena imputabilidade subjetiva daquele que o pratica. Ignorância, medo, violência, hábitos arraigados e outros fatores podem diminuir a responsabilidade pessoal. Mas o problema que coloca Amoris Laetitia não se trata apenas da consciência individual, que em última análise corresponde a Deus. Tem a ver com a possibilidade de transformar uma avaliação prudencial do confessor numa prática eclesial que permita àqueles que persistem publicamente em viver num estado contrário a um mandamento de Deus receber a Eucaristia sem a finalidade de abandoná-la.

Por essa razão, em 2016 quatro cardeais –Raymond Leo Burke, Walter Brandmüller, Carlo Caffarra e Joachim Meisner– lideraram cinco dúbia ao Papa Francisco em que, entre outras coisas, perguntaram se após a publicação do no 301 de Amoris Laetitia já era possível afirmar que «que uma pessoa vive normalmente em contradição com um mandamento da lei de Deus, como o que proíbe o adultério (cf Mt 19,3-9), está numa situação de pecado grave habitual».O. Nem essa pergunta, nem as outras dúbia levantados pelos referidos cardeais, obtiveram até o presente momento resposta.

No encontro organizado por Leão XIV para o próximo mês de outubro, será que os erros e ambiguidades de Amoris laetitia, ou tentar-se-á reinterpretar o documento do Papa Francisco em sentido ortodoxo, corroborando que aqueles que se encontram em situação objetiva de pecado grave não podem receber a Eucaristia sem arrependimento, absolvição sacramental e finalidade de emendar suas vidas?

Observar o padre Claude Barthe em lúcido artigo recentemente publicado (https://www.resnovae.fr/revenir-au-magistere/) que «A reunião de outubro pode revelar-se uma ocasião providencial para alguns bravos pastores destacarem os consideráveis danos causados pela exortação apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia à moral natural e católica, e consequentemente à salvação das almas». A verdade é que não pode haver uma prática pastoral autenticamente católica que contradiga, mesmo indiretamente, a verdade doutrinária que deve ser sempre visível.

No entanto, o problema subjacente não está na causa e sim nas consequências. A causa profunda de tantos fracassos conjugais, com as consequentes situações difíceis, dolorosas e pecaminosas, está na perda do sentido do casamento, e mais geralmente no embotamento da lei natural e divina. Mais na raiz está a falta por parte de muitos pastores da Igreja de uma pregação coerente e sistemática que lembre ao homem o fim da vida e o próprio novo.

A Igreja não é uma casa onde aqueles que têm problemas espirituais ou psicológicos possam curá-los vivendo com seus irmãos. Ela é certamente uma mãe que acolhe e cura feridas, mas também é uma instituição fundada por Jesus Cristo para guardar a Verdade, administrar os sacramentos e oferecer aos homens os instrumentos necessários à sua salvação eterna. A sua obrigação não é garantir alívio puramente terreno, mas conduzir as almas a Deus. Esse propósito sobrenatural é esquecido, e o acompanhamento pastoral é reduzido a uma espécie de assistência psicológica ou social.

Nossos destinos não terminam na vida eterna. Há uma vida futura em que os méritos e deméritos de cada um encontrarão sua recompensa. São Tomás de Aquino ensina que assim que a alma se separa do corpo, um raio de luz o penetra até o fundo e «iluminado por essa luz, seus méritos e deméritos, ele vai por conta própria para seu devido lugar pela eternidade, da mesma maneira que os corpos leves ou pesados que sobem ou descem para o lugar onde seu movimento é terminar» (Summa Teologiae, Suppl., q. 69, a. 2) .

O Céu, a inefável plenitude de felicidade na posse eterna de Deus, ou o Inferno, a privação eterna de Deus e a imensa presença de todo o mal, são os destinos supremos aos quais estamos condenados. Manter esta verdade em mente significa contemplar a realidade com os olhos da fé. E esse é o dever da Igreja.

O desespero que aguarda para a eternidade aqueles que morrem impenitentes depois de terem transgredido seriamente a lei divina é infinitamente mais terrível do que o sofrimento passageiro daqueles neste mundo que se esforçam para observar a referida lei. A solução para a crise familiar não está em adaptar a lei de Deus às fraquezas humanas, mas em restituir aos homens a confiança na eficácia da graça, que tudo pode, mesmo o que parece humanamente impossível. Estas são as palavras de vida e de esperança que é lícito pedir a uma assembleia eclesial dedicada ao anúncio do Evangelho. (Fonte: Adelante La Fe)

Leia também

Postagens Relacionadas

Share