Igreja Ortodoxa Russa acusa Igreja Católica de se desviar da moral cristã por Fiducia Supplicans

27/03/2024

O site oficial do Patriarcado de Moscou publicou um documento intitulado "Sobre a Atitude Ortodoxa em relação à Nova Prática de Abençoar 'Casais em Situação Irregular e Casais do Mesmo Sexo' na Igreja Católica Romana". Como não poderia ser de outra forma, os ortodoxos russos rejeitam categoricamente a bênção de tais casais e afirmam que, com Fiducia Supplicans, a Igreja Católica se desvia da moral cristã.

 (Fides/InfoCatólica) O texto, elaborado a pedido do patriarca Cirilo pela Comissão Bíblico-Teológica Sinodal, presidida por Ilarion (Alfeev), Metropolita de Budapeste e Hungria, apresenta algumas considerações em resposta à declaração Fiducia supplicans, publicada pelo Dicastério para a Doutrina da Fé em 18 de dezembro de 2023.

"As ideias expressas na declaração 'Fiducia supplicans' representam um afastamento significativo do ensino moral cristão e requerem análise teológica", diz a introdução do documento da comissão sinodal. A primeira parte do texto, intitulada "Sobre o significado 'clássico' e 'estendido' da bênção neste documento", com base nas considerações contidas nos parágrafos 12 e 13 da Fiducia supplicans, afirma:

"O amor de Deus pelo homem não pode ser a base para abençoar casais em coabitação pecaminosa. Deus ama o homem, mas também o chama à perfeição: «Sede perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celeste» (Mt 5, 48). O amor de Deus pelo homem o chama a se afastar do pecado que destrói sua vida. Por conseguinte, a solicitude pastoral deve combinar harmoniosamente a clara indicação da inadmissibilidade de um estilo de vida pecaminoso com o amor que leva ao arrependimento".

E mais adiante ele continua:

"A declaração não diz nada sobre lutar contra o pecado, renunciar a estilos de vida pecaminosos ou ajudar pastoralmente o crente a vencer o pecado. O texto da declaração é redigido de tal forma que se pode deduzir que um estilo de vida pecaminoso não é um obstáculo à comunhão com Deus. A declaração (Fiducia supplicans, s.d.a.) é absolutamente omissa sobre o sacramento da Penitência como fonte necessária da graça divina para todos aqueles que desejam corrigir tudo em suas vidas que não esteja de acordo com a vontade de Deus".

Além disso, a Comissão observa que, no documento em causa, a expressão «casais do mesmo sexo» é diferenciada da expressão «casais irregulares», sem que esta última seja definida no texto.

A segunda parte do texto publicado pela Comissão Sinodal, intitulada "Sobre a bênção dos casais do mesmo sexo", sublinha que a definição de matrimónio contida nos n.ºs 4 e 5 da declaração Fiducia supplicans está em conformidade com o ensinamento ortodoxo ("cf. o documento da Igreja Ortodoxa Russa "Sobre os aspectos canónicos do matrimónio cristão"). Ao mesmo tempo, a Comissão Sinodal afirma que a Fiducia supplicans declara a possibilidade de abençoar casais do mesmo sexo, o que é contrário à moral cristã, e na verdade os equipara à coabitação extraconjugal de casais heterossexuais.

"Observe também", diz o texto, "que aqueles que estão em união pecaminosa são chamados de 'indigentes', como se o defeito moral não implicasse uma escolha consciente e livre de sua parte. A atenção se desloca do fato de que o pecador tomou uma decisão moral para a natureza destituída de sua situação. Em 'Fiducia supplicans' falta a definição de 'coabitação homossexual' como pecaminosa".

Passando à análise das recomendações práticas sobre como essas bênçãos devem ocorrer, isto é, de forma espontânea, não ritualizada e breve, a Comissão Sinodal as descreve como "não menos ambíguas do que as posições teológicas das quais derivam":

"Como sugere o documento (Fiducia supplicans, s.d.a.), o perigo não é que a bênção desses casais apareça como a aprovação de uma coabitação que não seja lícita do ponto de vista da Igreja, mas apenas que, no caso de ser realizada de maneira semelhante às formas litúrgicas estabelecidas, emprestar um formalismo desnecessário a um ato considerado 'espontâneo'".

A terceira parte do documento ("Reações à Declaração no Mundo Católico") é dedicada à ressonância que a declaração Fiducia suplicans teve na Igreja Católica.

Nas conclusões do documento apresentado pela Comissão Bíblico-Teológica Sinodal, lemos:

"A compreensão unilateral e incompleta do amor de Deus pelo homem que decorre desta declaração é teologicamente perigosa. Nessa interpretação, os conceitos de pecado e arrependimento são efetivamente eliminados do relacionamento entre Deus e o homem, levando a uma lógica paradoxal pela qual as pessoas em relacionamentos pecaminosos não recorrem ao arrependimento e ao trabalho espiritual, mas a alguma forma de bênção na esperança de receber "cura" e "elevação". No entanto, a afirmação não articula o fato de que a "cura" e a "elevação" devem ser precedidas, pelo menos, pela intenção de renunciar aos relacionamentos pecaminosos. No contexto dos processos em curso na comunidade cristã, este documento pode ser percebido como um passo para o pleno reconhecimento pela Igreja Católica Romana das "uniões entre pessoas do mesmo sexo" como a norma, algo que já aconteceu em algumas comunidades protestantes. Todos os crentes, incluindo aqueles com tendências homossexuais, precisam de cuidados pastorais. No entanto, tal cuidado pastoral não deve ter como objetivo legitimar um estilo de vida pecaminoso, mas curar as almas daqueles que sofrem, como está bem escrito nos "Fundamentos da Doutrina Social da Igreja Ortodoxa Russa" (...). Embora a declaração "Fiducia supplicans" seja um documento interno da Igreja Católica, a Igreja Ortodoxa Russa considera seu dever responder a inovações tão radicais que rejeitam as normas divinamente reveladas da moral cristã. A Igreja, que acolhe com amor materno e indulgência todo pecador que pede sua bênção, não pode de forma alguma abençoar 'casais do mesmo sexo', pois isso significaria o consentimento de fato da Igreja para uma união de natureza pecaminosa".

Ao mesmo tempo, o Departamento de Relações Externas do Patriarcado de Moscou publicou em seu site oficial uma nota na qual apresenta o documento elaborado pela Comissão Bíblico-Teológica Sinodal e remete ao texto completo. O ex-chefe deste departamento, e hoje metropolita de Budapeste (Bulgária) e Hungria para os ortodoxos russos residentes em ambos os países, Hilarion Alfeyev. Ele já havia anunciado que sua Igreja rejeitaria os suplicantes da Fiducia.

Os bispos católicos na Rússia, também contra

Deve-se notar que os bispos católicos da Rússia compartilham a opinião de seus irmãos ortodoxos sobre a bênção de casais homossexuais e irregulares, o que consideram inaceitável. (Fonte: INFOCATOLICA)

Sodomia significa a prática de relações sexuais de qualquer tipo entre pessoas do mesmo sexo, sejam homens ou mulheres.