Santa Helena

19/08/2023

Santa Helena foi a mãe do imperador Constantino, o Grande. Ele influenciou a conversão de seu filho, bem como a descoberta da Cruz de Cristo. 

Pouco se sabe sobre o nascimento de Santa Helena, embora alguns tenham querido encontrar nela um nascimento digno de uma imperatriz de Roma, o mais provável é que ela tenha nascido em uma família humilde de criados, com o nome de Flávia Iulia Helena. Seu baixo nascimento não impediu que o imperador Constâncio I a tomasse como esposa, embora mais tarde a repudiasse por se casar com Teodora, sobrinha de Maximiano Augusto, a fim de restabelecer as alianças necessárias entre os augustos e os césares. Santa Helena foi afastada da corte até a ascensão de seu filho Constantino, que uma vez coroado César, deu-lhe um lugar de destaque entre os mais próximos a ela, e ainda teve moedas cunhadas com sua efígie, além de batizar a cidade de seu nascimento como Helenópolis. . 

As crônicas contam que Santa Helena, nascida pagã, sentiu-se fortemente atraída por um grupo de mulheres seguidoras do cristianismo, religião que na época era perseguida e considerada uma seita pelos romanos. No entanto, Santa Helena viu que essas mulheres superavam as outras em qualidades e virtudes, então procurou se aproximar delas e descobrir mais sobre sua Fé.

Durante a guerra entre seu filho Constantino e Maxêncio Augusto, ocorreu o sinal milagroso que levou à conversão de Constantino: em 28 de outubro de 312, antes de iniciar a batalha da Ponte Mílvia, Constantino e seus homens viram o céu se abrir. luz apareceu uma cruz com o monograma de Cristo (o X e o P) e ao redor da qual apareceram as palavras IN HOC SIGNO VINCES, que significa "neste sinal vencerás". Neste ponto, Constantino avançou fortemente sobre seus adversários, obtendo uma vitória clara. Após o fim da guerra, no ano 313, o imperador Constantino promulgou o Edito de Milão, pelo qual foi concedida tolerância aos cristãos, dando-lhes Constantino, desde então, um lugar especial no seu governo e nos seus colaboradores mais próximos.

Sempre se falou da influência que Santa Helena poderia ter tido no lento processo de conversão de seu filho, mesmo depois da miraculosa visão da batalha da Ponte Mílvio. Ainda assim, não satisfeita com o fato de a Religião Católica ter um lugar de destaque no Império, Santa Helena entregou-se de corpo e alma a supervisionar a construção de igrejas, e trabalhou em estreita colaboração com as autoridades eclesiásticas, bem como com os arquitetos e artistas.

Depois de ter tido um sonho em que o Senhor lhe pedia que encontrasse a sua Santa Cruz para lhe prestar devoção, Santa Helena viajou para a Terra Santa com um grupo de pedreiros e operários para escavar o local onde foi encontrada a Cruz. No entanto, a tarefa de encontrá-la foi difícil, pois havia sido escondida pelos judeus ao verem a devoção que os cristãos lhe professavam, e isso deu origem a grandes conversões. Por fim, um judeu chamado Judas (mais tarde convertido ao cristianismo, bispo e atualmente venerado sob o nome de São Judas Ciriaco), disse conhecer o local onde a Cruz havia sido escondida e ordenou que trouxessem a imperatriz e sua comitiva lá. . Foram escavadas três cruzes, que correspondiam a Jesus e aos dois ladrões, mas não sabendo qual era a Santa Cruz, decidiu-se levar as cruzes a uma moribunda que se encontrava fora do local da escavação. Quando ela aproximou as duas primeiras cruzes, a mulher não teve reação e sua expressão era a de uma morta, mas quando ela aproximou a terceira cruz, os olhos da moribunda se encheram de vida e ela chorou. exclamando: "¡'Meu Deus, estou curado!"

Santa Helena ordenou que a Cruz de Cristo fosse dividida em três partes para garantir que fosse venerada tanto em Roma, Constantinopla e Jerusalém.Com o tempo, a Santa Cruz foi dividida em pequenas relíquias que são preservadas até hoje.

Muitas vezes se diz que o maior milagre de Santa Helena foi influenciar o fim da perseguição aos cristãos, bem como ajudar na conversão do imperador e de milhares de outros cidadãos do Império. A difusão da Fé teve um salto milagroso graças ao trabalho que Santa Helena fez em favor do Evangelho.

A devoção a Santa Helena está relacionada com a devoção à Santa Cruz, graças à descoberta que ela liderou. Devido à sua dedicação na construção de igrejas, a Santa Cruz é a festa dos pedreiros. (Fonte INFOVATICANA

Rumores, medos e tribulações não deixam de ser o pão nosso de cada dia dentro da Santa Madre Igreja. Uma rápida visão da situação mundial dá motivos suficientes para temer uma possível guerra mundial, o que naturalmente leva o católico a buscar refúgio em sua amada mãe, a Igreja de Cristo Jesus.