Refeições de Natal sem Deus

24/12/2023

Nossa sociedade já está totalmente acostumada com as chamadas "ceias de Natal" que na verdade supõem, com algumas exceções, um verdadeiro escárnio do sentido religioso (que deveria ser o único) de uma celebração tão grande. Para chamar a atenção para essa dura denúncia, vamos aplicar a metodologia do impressionante contraste entre o conceito de comida natalina de, digamos, nossos avós, e sua evolução até o momento atual.

Por Padre Santiago Gonzalez 

Da tradição cristã, a ceia de Natal é uma ocasião cativante para a reunião familiar, por causa da alegria natural e sobrenatural do nascimento de Cristo e da sua vinda a este mundo. O ponto alto foi a ceia de véspera de Natal. Estava claro que o Menino Jesus estava sendo celebrado e, por uma razão tão elevada, uma refeição especial foi preparada com o precioso ápice da troca de presentes. É claro que a mesa foi abençoada antes que o alimento fosse tomado, e a graça foi dada a Deus por isso. A família cristã reunida em torno da mesa era composta por pai e mãe, avós, filhos e netos; e a felicidade reinava no lar onde a lei divina e a Sagrada Escritura eram respeitadas. Ao final do jantar e dos presentes, todos foram à Santa Missa chamada de "galo" à meia-noite. Em poucas (e belas) palavras, foi assim.

Vejamos a ideia de comida de Natal hoje. Muitas refeições são antecipadas para o início de dezembro; Os gastos são enormes e dão a impressão de viver em uma sociedade em progresso econômico (tudo aparente, sem dúvida). Almoços de negócios, refeições em família, amizades, etc. Para começar, a mesa não é abençoada ou qualquer alusão é feita ao grande evento que, curiosamente, dá nome ao evento. A brevidade do Papai Noel se une ao conceito do "nouveau riche" que apaga todos os signos religiosos. Refeições onde em muitas ocasiões estão se preparando adultérios iminentes e até culminam nas bebidas subsequentes (e tudo em nome do Natal). Se chegarmos às famílias cristãs (pelo menos nos nomes dos batizados nos livros paroquiais), o quadro majoritário é desolador. jantares de véspera de Natal onde todas as orações anteriores são omitidas; reuniões familiares onde as situações de vida em pecado mortal (hoje chamadas de "irregulares") de familiares reunidos ou casados apenas civil ou abertamente adúlteros não são mais escondidas, e onde aqueles que vivem bem (da moral cristã) são pressionados com a mais indigna chantagem emocional para que permaneçam em silêncio e suportem a vergonha e nem se atrevam a fazer uma saudável correção fraterna. Tais situações constituem uma enorme ofensa e zombaria de Deus Nosso Senhor, realizando eventos em Seu nome e fazendo-o rindo abertamente de Seus mandamentos. Jantares que terminam em saídas a discotecas ou festas diversas em vez de assistir à Missa da Meia-Noite, considerados em si mesmos um "atraso" por aqueles que, vivendo longe de Deus, ou na Graça, mas cobardemente autoconscientes, consideram que se a maioria familiar não está praticando, deve submeter-se aos seus costumes pagãos.

Reflitamos sobre a iminente chegada do Natal: felicitemos o Menino Jesus não com palavras e gestos, mas com actos e exemplos de coragem e fidelidade. É urgente recuperar o sentido cristão do Natal. Sejamos coerentes e lutemos por isso.(Fonte: Adelante La Fe) COMPARTILHE.