Pensamento do dia: De apóstatas a pagãos

13/06/2023

Os apóstatas de ontem hoje eles têm filhos pagãos, quem receberá a fé assim como os romanos fizeram.

Por Bruno M.

Às vezes, iludidos por uma certa desesperança alimentada pela mídia, ficamos obcecados com as coisas ruins que estão acontecendo no mundo e na Igreja, sem nos lembrarmos do princípio fundamental da interpretação dos acontecimentos que deve ser queimado em nossas televisões. e telefones: tudo acontece para o bem daqueles que amam a Deus (Rm 8,26).

Que "tudo", mesmo que pareça mentira, inclui os grandes males que a Igreja sofre hoje . Quando Deus os permite, é por uma razão, pensando em tirar deles um bem maior. Mesmo a crise da Igreja nosso tempo está dentro do plano de salvação de Deus, porque nada escapa ao seu poder. Cristo é o Senhor da história e não há outro.

É claro que não entenderemos totalmente o plano de salvação de Deus até o céu, quando virmos seu Autor face a face. Já nesta terra, porém, podemos vislumbrar algum bem que a providência é capaz de remover dos males causados ​​pelo pecado do homem, mesmo quando esses males parecem não se misturar com o bem.

Por exemplo, seria difícil pensar em algo mais grave do que a apostasia de milhões e milhões de católicos em todo o Ocidente , onde os cristãos passaram de uma grande maioria a uma minoria desprezada pelos governos, pelas leis e pela mídia. De alguma forma, deixando-nos levar pela loucura ou, pior ainda, pelo conforto e pelo tédio, conseguimos derrubar o que custou tantos séculos, tantos esforços e tantos mártires para construir: a civilização cristã.

Deus pode tirar algo de bom disso? Sem dúvida, e para mostrar um botão. Os filhos muitas vezes se parecem com os pais, mas, nesse caso, há um aspecto fundamental em que essa semelhança não existe: os filhos desses apóstatas não são apóstatas como eles, mas pagãos . As crianças não abandonaram o cristianismo porque não o conheceram. Eles foram educados no agnosticismo prático que constitui a variante moderna do paganismo, com todas as suas superstições e crenças mais ou menos malucas. Basta conversar com alguns deles para ver que desconhecem as doutrinas cristãs mais básicas e que o catolicismo lhes é tão exótico e estranho quanto o xamanismo africano ou o jainismo de Majavira.

Sei que, à primeira vista, isso não parece motivo de regozijo, até que percebemos algo fundamental: o apóstata rejeita ativamente a Deus . Seduzido pelas paixões, dominado pelo tédio ou envenenado por ideologias anticristãs, vomitou a fé. Errado ou não, ele acredita que já provou o que é o cristianismo e que não o convenceu. É por isso que é muito mais difícil para ele se converter novamente.

Para os pagãos, por outro lado, a vida simplesmente carece de sentido. Tenhamos em mente que tudo o que nos horroriza na sociedade de hoje é simplesmente o mundo que cai no desespero e na tristeza do paganismo. A cultura pagã, sem rumo e sem direção, oscilava entre o orgulho resignado do estoicismo e a devassidão despreocupada do epicurismo, ambas respostas necessariamente insatisfatórias ao mesmo absurdo da vida e da morte. É por isso que as mais terríveis crueldades e imoralidades eram o pão de cada dia, como começam a estar novamente entre nós.

Os novos pagãos, assim como os antigos, de alguma forma percebem tudo isso, mesmo que não saibam como explicar, muito menos como escapar desse impasse. Neste contexto, o anúncio do cristianismo pode ser para eles algo novo e inédito , uma esperança surpreendente, uma boa notícia, característica do Evangelho: Deus existe e não nos abandonou à nossa sorte, mas o seu Filho entrou em história para nos salvar, amando-nos como ninguém jamais nos amou, a ponto de dar a própria vida pela nossa. A vida tem um propósito. O mundo não é regido por leis cegas e inexoráveis, pelo acaso e por uma natureza cruel, mas pela amorosa providência do Pai eterno.

Um mundo feito de pagãos não é novidade para a Igreja . A Igreja surgiu precisamente em tal mundo e, como todos sabemos, o que ela fez foi conquistá-lo para Cristo. É verdade que demorou séculos e séculos para realizar aquela grande façanha, a maior que a história já viu, mas isso é o de menos. Para Deus, mil anos são como um dia, e um dia é como mil anos . Sem pressa. Já foi feito uma vez e, com a graça de Deus, se fará de novo se for necessário e se o Senhor não voltar antes. (Fonte InfoCatolica)

Sodomia significa a prática de relações sexuais de qualquer tipo entre pessoas do mesmo sexo, sejam homens ou mulheres.