Os apetites pelas coisas do mundo segundo S. João da Cruz

12/12/2021

Os apetites causa na alma o segundo efeito do dano positivo, que consistem em atormentá-la e afligi-la, tornando-a semelhante a uma pessoa carregada de grilhões, privada de qualquer repouso até a completa libertação. 

Destes tais diz David: "Laços de pecados, isto é, de apetites desregrados, me cingiram por todas as partes" ( Salmo 118, 61) do mesmo modo que se atormenta e aflige quem, despojado das vestes, se deita sobre espinhos e aguilhões, assim a alma sente os mesmos tormentos quando sobre os seus apetites recosta porque estes, Como os espinhos, ferem, magoam e deixam dor. 

A esse propósito, disse também David:" cercaram-me como abelhas, e se incendiaram como fogo em espinhos" (Salmo 117 12), efetivamente, o fogo da angústia e da dor será viva em meio dos espinhos dos apetites. 

Para meditar: Acompanhe temas de espiritualidade em nossa página de Podcast

Como lavrador, desejoso de colheita, excita e atormenta o boi que está sob seu jugo, assim a concupiscência aflige a alma que se sujeita ao jugo dos seus apetites para obter o que aspira. O desejo que tinha Dalila de conhecer o segredo da força de Sansão prova essa verdade. A escritura diz que, preocupada e atormentada, desfaleceu quase até morrer:" Sua alma caiu no mortal desfalecimento" (Jdt 16, 16).Quanto mais intenso é o apetite tanto maior tormento traz a alma, de sorte que ela tanto mais tormento tem, quanto mais os apetites a possuem. 

Ver-se, então, desde esta vida, cumprir-se nela a sentença do Apocalipse: Quanto se tem glorificado e tem vivido em deleites, tanto lhe dai de tormento e pronto. ( Apoc 18, 7). A alma presa do seu apetite sofre dor e suplício comparáveis aos da pessoa que cai em mãos de inimigos. 

O forte Sansão disso nos oferece exemplo: era juiz de Israel, célebre por seu valor, gozava de grande liberdade. Tendo caído em poder de seus inimigos, privaram-no da sua força, vazaram-lhe os olhos, obrigaram-no a rodar a mó do moinho e lhe infringiram as mais cruéis torturas. Tal é a condição da alma em que os apetites vivem e vencem. Causam-lhe o primeiro mal que é o de enfraquecê-la e segá-la, como explicaremos mais adiante. Atormentam-na e afligem-na depois, atando-a a mó da concupiscência. E os laços com que esta presa são seus próprios apetites.

Deus, tocado de compaixão para com as almas que tão penosamente procuram satisfazer as criaturas a fome e a sede de seus apetites, dá-lhes por Isaías: "Todos vós os que tendes sede, vinde as águas: e os que não tendes prata, Isto é, vontade própria, apressai-vos, comprai, e comei, vinde, comprai sem prata, e sem comutação alguma, como sois obrigados a fazer para vossos apetites: comprai vinho e leite, ou seja a paz e a doçura espirituais. Por que motivo empregas o dinheiro em pães, Isto é, em coisas que não são o espírito divino, e o vosso trabalho não em fartura? " Ouvi-me com atenção, comei do bom alimento e a vossa alma se deleitará com suco nutritivo dele. (Is 55, 1, 2).

Para chegar a esta fartura é preciso livrar-se do gosto de todas as coisas criadas, pois a criatura atormenta e o Espírito de Deus gera alegria. O Senhor nos convida nesta passagem de São Mateus: "Vinde a mim todos os que andais em trabalho e vos achais carregados e eu vos aliviarei" (Mt 11, 28, 29). Como se dissesse: todos vós que andais atormentados, aflitos e carregados com todo o fardo de vossos cuidados e apetites, vinde a mim e achareis o repouso que os mesmos apetites tiram as vossas almas, pois são pesada carga." Como carga pesada se agravaram sobre mim (Sl 37, 5), neste sentido diz da David. (São João da Cruz - A Subida do Monte Carmelo - Livro I, Capítulo VII). (Da Redação) Deixe seu comentário! Compartilhe! Obrigado!

Oração

Ó Deus, que inspirastes ao presbítero são João da Cruz extraordinário amor pelo Cristo e total desapego de si mesmo, fazei que, imitando sempre o seu exemplo, cheguemos à contemplação da vossa glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.