Obras de Santa Teresa de Jesus; conquistando almas através dos séculos

13/12/2021

Muitos santos, não só por seu exemplo tem conquistado as almas, mas também através de seus escritos. É o caso de Santa Teresa de Jesus, conhecida também por Santa Teresa de Ávila. Nascida em 28 de março de 1515, na cidade de Ávila, Reino de Castela, (Espanha) foi reformadora do Carmelo e fundadora de vários mosteiros.

Ao lado de São João da Cruz, também da ordem dos Carmelitas, foi uma inovadora no sentido de conseguir seguir a ordem de forma mais tradicional, surgindo o nome de Carmelitas Descalças.

Passados quarenta anos após sua morte, em 1622, Teresa de Ávila foi canonizada pelo papa Gregório XV. E em 27 de setembro de 1970 o papa Paulo VI proclamou-a Doutora da Igreja. Para se ter uma ideia de sua importância, cabe lembrar que há apenas quatro mulheres proclamadas Doutoras da Igreja.

A santa, grande mística, praticamente passava o tempo entre o céu e a terra. Suas visões e contato com o Senhor Jesus foram uma constante em sua vida.

Foi uma pessoa de obediência e docilidade incríveis. E por isso mesmo, seus escritos não partiram de sua iniciativa, pois se considerava muito simples e não queria ter nenhuma vaidade com a escrita. Assim, tudo que escreveu, conforme ela mesma deixa claro, foi por obediência ao seus superiores que praticamente exigiram que escrevesse.

Seus escritos eram dirigidos às suas irmãs do convento, para que assim tirassem algum proveito de sua experiência. Entretanto, seus livros, não conquistaram apenas as irmãs, mas o mundo todo através dos séculos. É uma das Santas mais lidas de todos os tempos e milhares de cristãos e até não cristãos tem se convertido de verdade através de suas palavras e ensinamentos.

Suas três obras principais são:

Livro da vida: Com quase 400 páginas, é onde a Santa narra sua história desde a infância até praticamente seus últimos dias. Narra, além das dificuldades para lançar suas ideias de um Carmelo mais rigoroso e voltado para a santidade, a fundação dos conventos e suas visões místicas. É um dos livros mais belos e apaixonantes que um católico pode ter o privilégio de ler. Uma obra magnífica, que quem começa a ler não quer parar mais e quanto termina já se fica com saudades de tudo que foi dito e explicado pela Santa. É uma das obras mais importantes de todos os tempo. Está ao lado das "Confissões" de Santo Agostinho e de muitos outros santos.

Caminho de perfeição: É um livro onde a Santa descreve seu caminho espiritual aconselhando suas irmãs a seguir esse mesmo caminho. É uma obra igualmente belíssima e de grande valor. Suas palavras escritas numa época em que a Europa fervilhava com a reforma protestante, são água fria no fogo da reforma que a muitos destruía com heresias nunca antes vistas. Sua docilidade e a busca da perfeição são remédio para todos os tempos e exemplo para todas as almas.

Castelo Interior ou Moradas: Uma das maiores obras primas de espiritualidade de todos os tempos. Também a pedido de seus superiores e dirigido às irmãs do Convento de São José, o qual a Santa havia fundado e onde morava na ocasião, é um livro que já em sua época ultrapassou todas as fronteiras. Seus ensinamentos para as irmãs na verdade são para todas as almas. A Santa traça um itinerário imaginando alguém que está fora de um castelo e sua caminhada até o interior do mesmo, onde se encontra Jesus ou o Senhor do castelo. É nosso caminho, estando fora de nosso interior, preso às coisas do mundo até chegarmos a sala do trono do castelo, que é o mais íntimo de nossa alma, onde está o Senhor Jesus.

A Santa descreve essa caminhada como moradas, das quais vamos passando de uma para outra em nossa caminhada. É um verdadeiro manual de conduta e lutas da alma para alcançar a perfeição e portanto encontrar a Deus.

Eis o que escreve a Santa ao iniciar a escrita do livro: "E, assim, começo a cumprir esta obediência hoje, festa da Santíssima Trindade do ano de 1577, neste mosteiro de São José do Carmo de Toledo, onde atualmente me encontro. Sujeito-me em tudo ao parecer das pessoas muito doutas que me mandaram escrever".

Hoje, muitos católicos que se dizem praticantes, que vão à missa todo domingo e levam uma vida tranquila, pensam que só isso basta. Mas lendo as obras de Santa Teresa, imediatamente percebemos quão pequenos e inúteis somos. A busca do Senhor envolve muito mais. É uma busca pela verdadeira perfeição da alma, que significa principalmente o desapego do mundo. Ninguém pode servir a dois senhores, já alertava o Senhor Jesus. Assim, a alma que verdadeiramente deseja atingir lugares mais elevados tem que buscar nos santos e sem medo a total mudança de vida.

Quem ler Santa Teresa, com atenção e pedindo ao Espirito Santo iluminação, certamente mudará de vida, mesmo já se considerando grande praticante. Ai vemos como somos pequenos e como estamos distantes de chegar ao centro de nosso castelo interior onde o Senhor nos espera. Mas vale a pena.

Nossa vida então será dividida em antes e depois de Santa Teresa de Jesus. Na medida em que vamos avançando nestas leituras e meditação, nos invade uma alegria imensa que nem sequer os melhores momentos do mundo material nos proporcionou. O medo da morte desaparece, e todas as dificuldades da vida nos parece um nada comparado com a vida eterna junto a Deus. As coisas desse mundo nos parecerão lixo na medida em que entramos em nossa alma na busca do Senhor. O Espirito Santo certamente nos ilumina e sentimos nossa vida se transformar.  (Texto da Redação)

Oração

Deixando teus pais, Teresa, quisestes aos mouros pregar, traze-los todos a Cristo, ou teu sangue derramar.

Pena porém, mais suave o Esposo a ti reservou: tombares de amor ferida, ao dardo que te enviou. 

Acende, pois, nossas almas, na chama do eterno amor: jamais  vejamos do inferno o fogo devorador.

Louvemos contigo ao Filho, que ao trino Deus nos conduz, Ele é o Jesus de Teresa, tu Teresa de Jesus!