Graça e liberdade de Santa Teresinha do Menino Jesus

01/10/2023

Santa Teresinha do Menino Jesus (1873-1897), nascida em Alençon, França, a última de nove filhos. Deus usou seus pais, Luis José Martin e María Celia Guerin, beatificados em 2008, e suas irmãs para dar a Teresita uma educação cristã da mais alta qualidade, que a fez crescer no mundo da graça com extraordinária precocidade.

Aos 2 anos já tinha tomado "a decisão de se tornar freira", e aos 3 decidiu "não recusar nada ao bom Deus", para receber sempre a sua graça. Entrou no Carmelo de Lisieux aos 15 anos e morreu aos 24. Beata (1923), santa (1925), padroeira universal das missões católicas, com São Francisco Xavier (1927), tornou-se doutora da Igreja (1997). Sua doutrina espírita se expressa principalmente em seus manuscritos autobiográficos, escritos em três cadernos escolares, distribuídos em onze capítulos (I-XI). Caderno A (1895, para sua irmã, Ir. Inés de Jesús), o B (1986, para sua irmã, Ir. Mª del Sagrado Corazón) e C (1987, à sua prioresa, M. María de Gonzaga). Eles são conhecidos como A História de uma Alma. Suas Cartas, Poemas e Orações também são numerosas. E do final de sua vida temos as Últimas Conversas, anotadas pelo sr. Inês de Jesus.

O texto a seguir é uma antologia de textos de Santa Teresinha sobre a ação da graça de Deus nela. E que o Senhor conceda que os leitores que não compreenderam completamente a doutrina intelectual que expus até agora sobre a graça-liberdade, finalmente a compreendam na declaração experiencial que este santo Doutor faz dela.

A distribuição desigual que Deus faz de suas graças, tão claramente experimentada por Teresa em sua própria vida, é o primeiro tema que ela aborda em seu primeiro caderno, e que desenvolve ao longo de todos os seus escritos. Ela poderia muito bem ser chamada de Doutora da Graça..

"Este é o mistério da minha vocação, de toda a minha vida: o mistério, sobretudo, dos privilégios que Jesus concedeu à minha alma. Não aos que são dignos; Jesus chama aqueles que ama. Ou como diz São Paulo: "Deus tem misericórdia de quem quer e tem compaixão de quem quer. Portanto, não é obra de quem quer ou de quem corre, mas de Deus, que tem misericórdia" (Rm 9,15-16).
"Durante muito tempo eu me perguntava por que Deus tinha preferências; Por que nem todas as almas receberam seus dons igualmente? Foi algo que me surpreendeu. Vendo-o esbanjar favores extraordinários aos santos que o haviam ofendido – como São Paulo, Santo Agostinho – forçando-os, por assim dizer, a receber suas graças; ou, lendo a vida daqueles que Nosso Senhor encheu de carícias do berço ao túmulo, retirando de seu caminho tudo o que era obstáculo para se elevar a Ele, e impedindo suas almas com tais favores que não pudessem manchar o brilho imaculado de suas vestes batismais, perguntei-me por que os pobres selvagens, por exemplo, morreram em grande número sem sequer terem ouvido falar do nome de Deus".
"Jesus dignou-se a instruir-me sobre este mistério. Ele colocou diante dos meus olhos o livro da natureza. E entendi que todas as flores criadas por ele são lindas", tanto uma rosa aromática e preciosa, quanto uma margarida mínima. "A mesma coisa acontece no mundo das almas, que é o jardim de Jesus. Ele criou grandes santos, que podem ser comparados a lírios e rosas. Mas também criou outros menores... A perfeição consiste em fazer a sua vontade, em ser o que Ele quer que sejamos" (I, 2v-r).

Toda a vida de Teresa foi uma obra maravilhosa da graça de Deus. "Não é a minha vida propriamente dita que vou escrever, mas sim os meus pensamentos sobre as graças que Deus se dignou conceder-me."

"A Flor [a Florzinha de Jesus] que vai contar a sua história tem o prazer de tornar públicas as iguarias, totalmente gratuitas, de Jesus. Ela reconhece que não havia nada nela capaz de atrair sobre si os olhares divinos do Senhor, e que somente a sua misericórdia operou todo o bem que há nela. Ele a fez nascer em uma terra santa... Queria que fosse precedido de oito lírios... Ele, em seu amor, teve a gentileza de preservar sua Pequena Flor do hálito envenenado do mundo. Mal a sua corola começava a abrir-se, quando este divino Salvador a transplantou para o Monte do Carmelo." (I,3v). Só escrevo "o que Deus fez por mim" (I, 4r).

Uma má educação natural e uma excelente educação. O dom da graça de Deus não age em Teresa sobre um dom de natureza saudável e excelente. Muito pelo contrário. Ela se descreve como uma criança hipersensível, dada ao choro, com enorme amor próprio e, às vezes, atacada por birras de intensidade anormal. Transcrito de carta de sua mãe:

"Quando as coisas não saem do jeito dela, ela rola no chão como uma mulher desesperada, acreditando em tudo perdido. Há momentos em que a contrariedade a vence, e aí até parece que ela vai se afogar. Ela é uma criança muito nervosa" (E,8r). Ele também narra a terrível birra que teve uma vez contra a empregada Vitória (II,15v-16r).

A graça divina, ao contrário, concedeu a Teresa uma educação cristã excepcional. "Deus se agradou de me cercar sempre de amor" (I:4v). Recordarei apenas alguns pormenores muito significativos. Sua irmã Paulina, pela graça de Deus, às vezes o obrigava a exercitar-se em certas circunstâncias, como vencer o medo de ficar sozinho à noite no escuro: "Considero uma graça muito marcante que você me habituou, minha querida Mãe, a vencer meus medos" (II, 18v). Aos seis ou sete anos, indo passear com o pai, um senhor e uma senhora que os cumprimentavam educadamente disseram que a menina "era muito bonita. Papai disse que sim, mas percebi que, por sinais, lhes dizia para não me louvarem" (II, 21v).

Grande leitora, a graça de Deus a salvou da má leitura. "Eu não sabia brincar, mas gostava de ler; Eu teria passado a vida lendo. Graças a Deus, eu tinha anjos na terra para me guiar. Eles tiveram o cuidado de escolher meus livros... Deus nunca me permitiu ler um único capaz de me prejudicar. É verdade que, ao ler certas histórias de cavalaria, nem sempre percebi a realidade da vida naquele momento; mas Deus imediatamente me deu a entender que a verdadeira glória era aquela que durava eternamente" (IV, 31v-32r).

A graça da vocação é recebida de Deus com toda certeza. Aos nove anos, "entendi que o Carmelo era o deserto onde Deus queria que eu me escondesse. Eu entendi isso com uma evidência tão vívida, que não havia a menor dúvida em meu coração. Não era o sonho de uma menina que se podia carregar atrás de si; era a certeza de um chamado divino" (III:26r).

Teve não poucas tristezas na infância e adolescência. "Deus, que sem dúvida quis purificar-me e, sobretudo, humilhar-me, permitiu que aquele martírio íntimo durasse até eu entrar no Carmelo, onde o Pai de nossas almas varreu todas as minhas dúvidas como com sua mão... Se Deus permitiu que o diabo se aproximasse de mim, também me enviou anjos visíveis para me ajudar" (III, 28v-29r).

Aos dez anos passou por uma doença misteriosa, com dores de cabeça e delírio, que parecia fingido. Seu pai, vendo-a tão mal, deu várias moedas de ouro para serem oferecidas missas por ela em Nossa Senhora das Vitórias, no santuário de Paris. "Era preciso um milagre, e foi Nossa Senhora das Vitórias que o operou... De repente, a Santíssima Virgem pareceu-me linda, tão bela que nunca tinha visto nada tão belo... Mas o que tocou minha alma foi o sorriso encantador da Santíssima Virgem" (III, 30r). Com essa alegria, ela foi curada. Alguns anos mais tarde, em 1887, ao visitar este santuário em Paris, "a Santíssima Virgem fez-me compreender claramente que foi ela que verdadeiramente sorriu para mim e me curou" (VI, 56v).

Papai Noel muito escondido e muito popular. Não são poucos os santos, já em vida, que foram reconhecidos como santos. Mas não foi assim no caso de Santa Teresinha. Quando ela morreu, não havia consciência em sua comunidade de que eles tinham vivido com um grande santo. Só o descobriram lendo seus cadernos biográficos. O Senhor revelou-lhe essa graça interiormente. Aquele que viria a se tornar um dos santos mais populares do nosso tempo, até hoje, na vida passou escondido e despercebido.

"Recebi uma graça que sempre considerei uma das maiores da minha vida, pois naquela idade ainda não recebi as luzes divinas das quais agora estou inundado. Deus me fez entender que minha glória seria escondida dos olhos dos mortais, e que consistiria em me tornar um grande Santo. Esse desejo pode parecer temerário, considerando o quão fraco e imperfeito eu era – e ainda sou agora, depois de sete anos vividos na religião. No entanto, ainda hoje sinto a mesma confiança audaciosa para me tornar um grande Santo, pois não confio nos meus méritos – não tenho nenhum – mas Naquele que é a Virtude e a própria Santidade. Somente Ele, contentando-se com os meus débeis esforços, me elevará a si mesmo, e enchendo-me com seus infinitos méritos, me santificará" (IV, 32r; grifo dele).

Aos onze anos, preparou-se cuidadosamente para a sua primeira comunhão, com a ajuda de Maria, sua irmã: «Mostrou-me os meios para me tornar santo pela fidelidade nas mais pequeninas coisas» (IV, 33r). É o caminho santo já ensinado por São Francisco de Sales, Bossuet, Jean Pierre de Caussade, S.J. e outros mestres espirituais da escola francesa.

Naquele momento, diz Teresa, o Senhor acendeu em seu coração "um grande desejo de sofrer, estando ao mesmo tempo convencido de que Jesus tinha um grande número de cruzes reservadas para mim. Fui instantaneamente inundado com tão grandes consolações que as considero uma das graças mais extraordinárias que já recebi em minha vida. Também experimentei o desejo de amar nada além de Deus, de não encontrar alegria fora dele. Repeti muitas vezes nas minhas comunhões as palavras da Imitação [dos Kempis]: "Ó Jesus, doçura inefável! Transformai-me em amargura todas as consolações da terra". Esta oração fluiu de meus lábios sem esforço, sem violência; Parecia repeti-lo, não por livre e espontânea vontade, mas como uma criança repetindo as palavras que um amigo nela inspira" (IV, 36r-v). A graça de Deus operando nela e com ela.

A graça faz tudo em Teresa, até mesmo seus defeitos, para o seu bem. Tudo é para o bem daqueles que amam a Deus (Rm 8:28). Muito precoce na leitura e no pensamento, era desajeitado no trabalho manual e no trato com outras meninas. Ele era muito diferente deles e, embora quisesse obter a apreciação deles, não conseguiu.

"Agora considero tudo isso como uma graça de Deus, que, querendo apenas o meu coração para si, já ouviu minha súplica 'transformando em amargura as consolações da terra'. Eu tinha toda a necessidade disso, porque eu certamente não teria ficado insensível a elogiar." Faltava-me, confessa, "a capacidade de conquistar as simpatias das criaturas. Feliz falta de habilidade! Quantos e quantos grandes males ele me salvou! (IV,37v-38r). "Agradeço a Jesus por me permitir encontrar apenas amargura nas amizades da terra. Com um coração como o meu, eu teria me deixado pegar e cortar minhas asas. E então, como ele poderia ter "voado e descansado" [Sl 54:6]?... Jesus sabia o quão fraco eu era, para me expor à tentação. Só encontrei amargura onde outras almas mais fortes que a minha encontram alegria, embora renunciem a ela porque são fiéis" (IV, 38v).
«Não é, portanto, meu mérito, longe disso, ter sido livre do amor das criaturas, pois somente a grande misericórdia do Bom Senhor me preservou dele. Se faltasse ao Senhor, reconheço que poderia ter caído tão baixo quanto Santa Maria Madalena. Sim, sei pelas palavras de Nosso Senhor a Simão que «aquele que menos é perdoado ama os últimos» (Lc VII, 47); mas estas palavras profundas ressoam com imensa doçura em minha alma, porque também sei que Jesus me perdoou mais do que a Madalena, já que me perdoou de antemão, impedindo-me de cair." Deus trabalhou com Santa Teresinha como um médico que, em vez de curar sua filha de uma queda, vai em frente para remover a pedra da estrada para que ela não caia (IV, 38v).

"Se meu coração não estivesse voltado para Deus desde o Seu primeiro despertar, se o mundo tivesse sorrido para mim desde a minha entrada na vida, o que teria sido de mim?... Com quanta gratidão canto as misericórdias do Senhor! Cumprindo as palavras da Sabedoria, Ele não "me retirou do mundo antes que Sua malícia corrompesse meu espírito e Suas aparências enganosas seduzissem minha alma" [Sb 4:11]?" (IV,40r).

O Senhor "queria me chamar [ao Carmelo] antes de Celina [que era mais velha que ela], e ela certamente merecia esse favor melhor do que eu. Mas Jesus sabia quão fraco eu era, e por isso me escondeu primeiro nas cavernas da pedra [Cânticos 2:14; ex 33,22]» (IV,44r). "Se o céu me encheu de graças, certamente não foi por meus méritos, pois ainda era muito imperfeito" (V, 44r).

Da fragilidade sofrida à força alegre. Por temperamento, por si mesma, Santa Teresinha era muito fraca em seus sentimentos, muito frágil e vulnerável. Ela era uma sofredora..

"Eu realmente encontrei motivos de angústia em tudo. Exatamente o oposto do que acontece comigo agora, porque Deus me concedeu a graça de não sofrer por nada que passe. Quando me lembro do tempo passado, minha gratidão transborda em minha alma vendo os favores que recebi do céu. Fez-se uma mudança tal em mim que nem me reconheço. Ela desejava, é verdade, alcançar a graça de "ter domínio absoluto sobre minhas ações, ser seu senhor, não seu escravo". Estas palavras de Imitação impressionaram-me profundamente. Mas somente com o tempo e à custa dos desejos, por assim dizer, ele viria a obter essa graça inestimável. Então ela era apenas uma criança que parecia não ter vontade própria; o que fez o povo de Alençon pensar que ele era de caráter fraco" (IV, 43r-v).

"Realmente, minha extrema sensibilidade me tornava insuportável. Se me aconteceu de perturbar involuntariamente um ente querido, chorei como uma Madalena... E quando ela começou a me confortar da falta em si, eu chorei porque chorei. Todo raciocínio era inútil; não podia corrigir um defeito tão feio" (V, 44v). Como ela ia entrar no Carmelo assim?... Eu precisava de uma mudança, de uma graça especial. São Tomás distingue entre graça operativa e graça cooperante: "a primeira depende apenas da graça, enquanto a segunda depende da graça e do livre-arbítrio" (STh III:86, 4 ad 2m). Pois bem, o Senhor então concedeu a Teresa, como ela mesma descreve, uma maravilhosa graça operante:

"Foi preciso que Deus fizesse um pequeno milagre para me fazer crescer em um momento. E o milagre foi realizado no inesquecível dia de Natal... A noite em que Ele se torna fraco e paciente por causa do meu amor me fez forte e corajoso. Ele me vestiu com suas armas. Desde aquela noite abençoada nunca mais fui derrotado em nenhum combate. Pelo contrário, marchei de vitória em vitória. Comecei, por assim dizer, "uma raça de gigante" [Sl 18:5]... Foi em 25 de dezembro de 1886 [aos 13 anos] que me foi concedida a graça de sair da minha infância; Em outras palavras, a graça da minha conversão completa... Teresa já não era a mesma. Jesus tinha mudado o seu coração" (V, 44v-45r). 

José María Iraburu, sacerdote (Fonte: InfoCatolica)