É pecado jogar na loteria?

12/04/2023

Milhões de pessoas frequentam as casas lotéricas todos os dias com a finalidade de participar das diversas apostas que estas oferecem. Mas seria isso pecado?

Este é um assunto polêmico que requer profunda análise do ponto de vista espiritual e moral.

O primeiro ponto é com referência aos organizadores dos jogos, que na maioria dos casos é o governo federal. Não é o caso do governo ser bonzinho e querer ver as pessoas ricas, mas arrecadar milhões além do imposto de renda que recai sobre os ganhadores que passam a ser ricos e tributáveis.

Há ainda muitos escândalos por traz dos jogos. Muitos já descobertos e denunciados e outros ocultos.

Disso se deduz que entrar no mundo das loterias é logo de início participar e contribuir para uma empreitada duvidosa.

Do ponto de vista moral, o apostador não está dando bom exemplo para seus filhos e sim passando a imagem de alguém fracassado, que não acredita em seu trabalho ou de um folgado que quer tudo de graça sem o menor esforço. É o sonho de uma vida fácil e ociosa longe do que Deus determinou para o homem desde o início.

Mas as complicações sérias para o apostador estão todas ligadas ao aspecto espiritual. Isto referente aos católicos, pois quanto aos evangélicos, a maioria das seitas prega abertamente o materialismo pois tem uma base judaizante além de que nunca conheceram os exemplos dos santos.

Quanto aos católicos, para aquele que chegar a ganhar vai ouvir de Jesus; "Vai vende tudo o que tens, dá aos pobres e depois vem e segue-me". Não só o exemplo do jovem rico, mas são inúmeras as passagens das sagradas escrituras onde o rico não tem a menor chance de participar do reino dos céus. Ora, a loteria nada mais é do que transformar um pobre em rico, ou um rico em ainda mais rico.

Portanto, loteria e católico praticante e tradicional não combinam. No catecismo da Igreja Católica não está escrito que é pecado. Entretanto nem é necessário. É uma coisa lógica. Fugir da riqueza é a base da doutrina cristã.

Jesus disse; "Sede santo como vosso Pai é Santo". Ora, a santidade passa pela pobreza, por sacrifícios em todos os aspectos.

Outro ponto importante é que somos tentados pelo mundo, pela carne e pelo demônio. No caso do desejo de ganhar na loteria, que acontece com quem joga, está desejando cair nas tentações do mundo. Ou seja; dos bens materiais que daí advém.

Muitos santos do passado nasceram ricos. Mas para alcançar a santidade a primeira coisa que fizeram foi abandonar a riqueza. É o caso de São Francisco, São Tomaz de Aquino, Santa Isabel da Hungria e muitos outros. Nunca se ouviu falar de um santo rico. Se alguém busca a santidade ou ao menos levar uma vida dedicada a Deus, certamente desejar a riqueza não é possível.

Aquelas pessoas que resolvem entrar para a vida dedicada a Deus, entrando num convento ou mosteiro, entre os votos está o de pobreza. Catolicismo tem tudo a ver com a pobreza enquanto a loteria tem tudo a ver com a riqueza.

Esses jogadores de loteria, além de não acreditarem na providência divina, desperdiçam dinheiro que muitas vezes falta para seus filhos. É um vício, que leva a pessoa a querer jogar todas as semanas e muitas vezes fazem grandes jogos gastando somas elevadas que bem poderiam ser aplicadas em algo melhor.

Então se é pecado ou não, depende da consciência de cada um e no aprofundamento na vida espiritual. Bem disse o escritor do livro "Imitação de Cristo; Quanto mais souberes, de ti mais será cobrado". Para uma pessoa simplória sem conhecimento das Sagradas Escrituras, da vida dos santos, da tradição da Igreja e seu ministério, talvez não seja mesmo pecado ao menos que sua consciência indique. Mas para o católico praticante e tradicional pode sim ser pecado, pois este conhece tudo que é dito sobre a riqueza e se mesmo assim insiste em deseja-la isto pode ser pecado.

Uma coisa é certa. Muitas pessoas que jogaram na loteria e não ganharam, tiveram muita sorte, pois assim mantiveram suas vidas longe da riqueza e portanto, dos pecados que esta traz consigo. Por outro lado, os ganhadores, ou se desfazem de sua riqueza dando-a aos pobres ou se mantem ricos cercados de pecados que isto implica e portanto longe de Deus. (Redação "Vida e Fé Católica