Como evitar os pecados na vida diária?

26/01/2022

Depois de uma longa caminhada na busca de Deus, finalmente a alma consegue arrepender-se e livrar-se dos empecilhos que a mantinham em pecado. Vem a confissão e mudança de vida.

De início tudo é felicidade, alívio e paz. A alma sente-se como renascida. Mas surge um outro problema que é como manter-se longe dos pecados para estar em estado de graça.

A pessoa percebe que na verdade passa a vida toda cercada de ocasiões de pecado. Dentro de sua casa, na rua, no trabalho e pior de tudo, está na própria pessoa, em seu corpo e em seus pensamentos. Então o que fazer?

Os pecados podem ser pensamentos, palavras, atos e omissões. Ou seja; podem vir de nossos pensamentos, do que falamos, fazemos ou deixamos de fazer.

Pensamentos: Estes são difíceis, pois surgem de nossa mente que fica vagando por mil situações, lembranças, ideias e tudo o mais. O melhor para escapar e manter a mente ocupada com trabalho, tarefas diversas ou na hora do descanso uma boa leitura da vida dos santos ou algo edificante. Também uma conversa amena com familiares ou amigos conseguem nos afastar de ocasiões de pecados por pensamentos.

Palavras: Estes são mais ligadas a falar do próximo, conversas sensuais, uso de palavrões. Conversas que levam a desonestidade ou conversar em horário de trabalho, quando isto atrapalhe a atividade. A pessoa prestará contas de toda palavra, portanto, as piadas, inutilidades, chacotas, etc. devem estar longe do católico. Não se imagina alguém que vive num convento usando de tais atitudes. Mas para Deus não há diferença entre quem está dentro ou fora de um convento. Assim, quem está fora, deve cuidar-se ainda mais.

Atos: São todas nossas ações. Elas devem ser boas e honestas o tempo todo. Por exemplo no trabalho; faze-lo o melhor possível independente de salário, do chefe estar ou não por perto, etc. Em casa, com familiares, cumprir nossas obrigações de cada estado de vida. Para termos uma ideia de melhor cumprir nossas ações é recomendável ler as cartas de São Paulo. Traz muitos conselhos de como deve ser a vida do cristão.

Omissões: É deixar de fazer nossas obrigações físicas e morais. Ou seja, as tarefas e também por exemplo a falta de aconselhamento ou instrução a alguém que precise. É a falta de ser solícito diante de quem precisa de nossa ajuda. É a falta da caridade quando há oportunidade.

Nos dias atuais, os pecados de omissão são os que mais atingem as pessoas. São aquelas que ficam encima do muro numa posição confortável. Elas preferem não tomar partido pelas causas justas e honestas. Escondem-se numa bolha de bem estar, segurança financeira ou familiar e não se importam com o sofrimento do mundo.

Muitos chamados atualmente de isentões, são católicos, frequentam a igreja. Mas não se preocupam com a sociedade. Com o resto de seus irmãos que sofrem. É muito comum nas grandes cidades, cada vez que cresce o salário de alguém também cresce o muro que cerca sua casa. Mas esse muro não é só o da casa, é também o da alma da pessoa que se afasta, se isola numa atitude de neutro.

Não pode haver cristão encima do muro. Devemos lembrar o que disse Jesus sobre o que faria com estes no dia do julgamento. A pessoa ou é ou não é. Com Jesus não existe o meio termo. Assim, o pecado de omissão é o que mais engana o cristão. Pois ao contrário dos outros, fáceis de detectar, a omissão é oculta. O cristão tem a ideia de que está tudo bem, pois frequenta a igreja, reza, etc. Mas para alguém obter a salvação é muito mais do que isto.

Para os nossos dias, a salvação é muito difícil. Estamos numa fábrica de pecadores montada pelo demônio. Para cada lado que nos viramos, há uma cilada, uma ocasião de pecado. Está na rua, no trabalho com os colegas, até com os amigos. Está dentro de nossa casa com as ocasiões de rivalidades. Está quando ligamos a TV ou o computador e celular.

Para fugirmos de todos os pecados só há uma solução que é muita oração e um possível isolamento. Quanto mais distantes estivermos do mundo, mais perto de Deus. Mesmo estando em grandes cidades podemos estar isolados. É só estarmos em atitude de meditação, com nossos pensamentos nas coisas santas e pedirmos a Deus todos os dias que nos mantenha longe das ocasiões de pecado. (Da Redação) Deixe seu comentário! Compartilhe!