Como católicos, não há espaço para a morosidade

18/09/2023

Mas porque você é morno, nem quente nem frio, estou prestes a vomitá-lo da minha boca.
– Apocalipse 3:16

(Christina M. Sorrentino na Catholic Exchange) – A pandemia global causada pelo coronavírus nos deu a oportunidade de repensar nossas prioridades.

É concebível que nosso Senhor esteja nos levando a fazer uma escolha definitiva entre nos alinharmos com Ele ou nos voltarmos contra Ele? É impossível servir a dois senhores; devemos escolher amar o Pai ou o mundo de todo o coração, mas não ambos (ver Mateus 6:24 e 1 João 2:15). A morosidade é um pecado contra o amor de Deus, e o Catecismo da Igreja Católica o define como "umahesitação ou negligência em responder ao amor divino; pode implicar a recusa de entregar-se ao movimento de caridade" (2094).

Em nossa fé católica não há espaço para morosidade ou ambiguidade. Os ensinamentos da doutrina e da moral católicas não são meras sugestões; Eles exigem adesão consistente e nunca devem ser dados como certos. Temos que fazer uma escolha clara: abraçar totalmente a Deus ou rejeitá-lo completamente. Não somos chamados a ser seletivos em nosso catolicismo, escolhendo o que se encaixa em nossas preferências, como quando escolhemos pratos de um cardápio. Cristo e a Igreja são inseparáveis; Não podemos ter um sem o outro. Cristo é a cabeça, e nós somos o corpo, unidos como um só. A Sagrada Escritura, a Sagrada Tradição e o Magistério formam um todo unificado que não pode ser separado.

Um não pode ficar sozinho sem o outro, pois somos todos do caminho que recebemos a Revelação Divina de Deus. Santo Afonso de Ligório disse: "A mordacidade é então a causa de tanta ruína? Sim, traz consigo uma grande ruína, e o maior mal é que a sua ruína não é conhecida e, portanto, os mornos, especialmente os sacerdotes, não a evitam nem a temem. A maioria deles naufragou nesta rocha cega de mornidão, e é por isso que muitos deles estão perdidos. Chamo-lhe rocha cega, porque o grande perigo de perdição a que os mornos estão expostos é que a sua mornidão não lhes permite ver o grande estrago que produz na alma. Muitos não querem separar-se inteiramente de Jesus Cristo. querem segui-lo, mas querem segui-lo de longe, como São Pedro, que, quando o Redentor foi apanhado no jardim, o seguiu de longe. Mas aqueles que o fizerem cairão facilmente no infortúnio que se abateu sobre São Pedro, que, acusado por uma empregada de ser discípulo do Redentor, negou Jesus Cristo três vezes."

A presença do catolicismo morno é destrutiva e não tem lugar na Santa Igreja Católica. Inclui a falta de uma catequese sólida e uma expressão diluída ou diluída da fé católica. Muitas vezes, há uma deficiência no ensino dos princípios morais, que são essenciais para que os católicos desenvolvam uma consciência bem formada e façam julgamentos morais sólidos com base nas verdades da fé. Como os leigos podem se envolver efetivamente com questões políticas e sociais se não possuem consciências bem formadas? A mensagem dos Evangelhos visa ir contra a maré da cultura dominante, desafiando seus padrões pecaminosos e a tentativa de eliminar Deus da sociedade.

A cultura circundante está evoluindo rapidamente, com uma forte inclinação para erradicar o cristianismo da sociedade. Estamos sendo testados e confrontados pelo mundo, e Deus nos chama a permanecer firmes em nossa fé e entender nossa verdadeira identidade como filhos da luz. Como filhos e filhas do Pai, devemos escolher defender e defender a verdade, respondendo com imenso amor para ajudar uns aos outros a alcançar a salvação e a vida eterna com nosso Deus Uno e Trino.

Crer no Evangelho como católico não é uma questão de escolha; devemos reconhecer e aceitar sua verdade como parte da Palavra inspirada de Deus. Como podemos combater a confusão cultural e nos opor às normas vigentes se nós mesmos não estamos firmemente enraizados em nossa fé católica? Como católicos, somos chamados a estabelecer uma relação com Cristo e a lutar pela união perfeita com Ele, o que requer amá-Lo de todo o coração com todo o nosso ser.

Se escolhermos ser mornos, nos afastamos do convite de Deus para experimentar Seu amor divino e rejeitamos Sua orientação amorosa. Através da nossa fé católica, fomos abençoados com a verdade transmitida pelo próprio Cristo. Quando nos recusamos a aceitar esse dom extraordinário, rejeitamos não apenas a verdade, mas também Cristo. Não podemos abraçar o catolicismo morno e, ao mesmo tempo, abraçar a Cristo. Não há lugar no céu para cristãos mornos. (Fonte: INFOVATICANA)