A trajetória de uma alma em busca de Deus

02/01/2022

A alma, depois de ter percorrido um longo caminho na busca de Deus, muitas vezes a vida inteira, finalmente encontra paz e se sente totalmente arrebatada. Parece-lhe que já não vive neste mundo e tudo faz para agradar a Deus.

O ser humano nasce para amar e servir a Deus e seu principal mandamento é amar a Deus acima de todas as coisas. Entretanto, ao longo do tempo de sua vida; cercado pelo mundo, vai se distanciando de Deus e chega a amar todas as coisas acima de Deus.

A existência de Deus está sempre marcada na alma da pessoa, por mais mundana que ela tenha se transformado. Assim, muitas, no momento apropriado recebem o chamado de Deus à conversão. Esse chamado vem de muitas formas; através de uma pessoa, da leitura de um livro, de uma experiência com a cura de uma doença ou a resolução de um caso que parecia impossível e muitos outros. Mesmo assim, há também almas que não se convertem e outras que estão tão acorrentadas ao mundo que não conseguem ouvir o chamado.

Para aquelas que obedientes resolvem seguir o chamado de Deus, começa um longo processo. Deus vai despertando nela um certo entendimento sobre todas as coisas. Ela se apercebe com clareza dos três principais inimigos da alma que são; o mundo, a carne, e o demônio. Essa percepção, se dá também de várias formas colocadas por Deus em seu caminho. Muitas vezes um sermão, a leitura de um livro, a conversa com uma pessoa instruída na fé ou mesmo um vídeo da internet.

Despertada então por esses sinais, a alma começa sua aproximação com Deus. O primeiro passo é livrar-se de seus inimigos naturais. Começa a desinteressar-se pelas coisas do mundo. Os passeios, as compras desordenadas e muitas outras coisas parecem-lhe aborrecidas, sem sentido. As criaturas queridas já se tornam monótonas e os prazeres da carne, como a gula e as de ordem sensual, que são as mais difíceis de dominar, passam a ser um estorvo na caminhada. Percebe também que em meio a tudo isso o demônio ronda feroz como nunca.

É uma verdadeira batalha espiritual. Sempre acompanhada de muita oração, sacrifício e súplicas. Para aquelas pessoas que se retiraram do mundo, refugiando-se nos conventos e mosteiros, com relação ao combate às coisas do mundo, tudo torna-se mais fácil. Mas para aqueles que continuam no mundo do trabalho, da família e de uma vida normal é muito mais difícil.

A escalada espiritual assemelha-se a alguém que tenta subir um morro íngreme, molhado e escorregadio em que a cada passo que dá adiante escorrega metade para trás. Isto ocorre diariamente. As vezes por exemplo, a pessoa faz uma boa oração pela manhã e se cobre de bons propósitos para o dia, mas assim que sai de casa começam as tentações; colegas que fazem comentários sensuais, atrativos da vista ao que não deve ser visto e muitas outras coisas. Assim, a cada metro de subida, o demônio faz a pessoa escorregar metade para trás.

Mesmo assim, a alma determinada, vai subindo de degrau em degrau. Quanto mais sobe, mais Deus lhe dá as forças e graças necessárias. Aquelas batalhas iniciais que lhe pareciam difíceis aos poucos vão sendo superadas e novos desafios vão surgindo.

Na busca de Deus, muitas almas encontram-se muitas vezes diante de grandes desafios. Umas tem que começar do zero, batizando-se, outras casando-se, outras tem que desfazer-se de amores irregulares, outras de amizades improprias para seu novo estado, outras de bens supérfluos como o gosto pelas compras e pelos manjares da culinária, da vaidade do corpo, das festas e logo vem a pior de todas que é o domínio total do corpo, um dos principais inimigos do homem. O corpo da alma em Deus deve ser igual ao corpo de Adão antes do pecado original; usar de uma pureza e simplicidade extrema, assim como vive uma criança pequena.

Apesar de muita boa vontade, muitos fracassam em meio do caminho; como aconteceu com o jovem rico quando Jesus disse: "Vai, vende tudo que tens e dá para os pobres, depois vem e segue-me ...". Outros estão muito presos às criaturas; mas Jesus também diz: "Quem amar o pai ou a mãe, [...] o filho ou a filha mais do que a Mim, não é digno de Mim".

Hoje, muitos católicos que se dizem praticantes, que vão à missa todos os domingos e levam uma vida tranquila, pensam que só isso basta. Mas lendo as obras de Santa Teresa de Ávila, de São Joao da Cruz e muitos outros santos, imediatamente percebemos quão pequenos e inúteis somos. A busca do Senhor envolve muito mais. É uma busca pela verdadeira perfeição da alma, que significa principalmente o desapego do mundo. Ninguém pode servir a dois senhores, já alertava o Senhor Jesus. Assim, a alma que verdadeiramente deseja atingir lugares mais elevados tem que buscar inspiração nos santos e sem medo a total mudança de vida.

A vida espiritual e o encontro com Deus ainda nesta vida é muito mais difícil, mas não impossível. Deus quer atrair a todos, mas respeita o livre arbítrio da pessoa.

Durante a trajetória da alma, Deus dá a alma grandes consolos, momentos de alegria indescritíveis em que a alma se sente já no Céu. Mas Deus permite também que a alma passe por muitas securas espirituais e por muitas tentações. É uma maneira de provar a alma. Mas na medida em que esta avança, os demônios vendo a fortaleza da alma, já não a tentam como antes, mas ficam sempre na espreita de uma oportunidade. Muitos santos passaram por grandes tentações, mas venceram.

Aqueles que chegam a um patamar superior na vida espiritual sentem uma felicidade imensa e completa que nada deste mundo pode se comparar. Neste sentido, muitas almas pobrezinhas abandonadas do mundo num mosteiro ou convento, chegam a ter maior felicidade do que o maior milionário do mundo.

Quem está em Deus sente necessidade de solidão, pois já tem sua felicidade, não há mais onde buscar. Não está no mundo nem nas criaturas, está onde a alma está, ai está Deus. Santo Agostinho diz que buscava a Deus tão longe, quando Ele estava tão perto. (da Redação)